28-04-2021
PERSONALIZAR O CURRÍCULO
A imagem conta sempre, o que também se aplica a um currículo. Ter um currículo personalizado, adaptado por cada candidato à oferta/empresa à qual se candidata é o ideal, em vez de usar um currículo-padrão.
REDES SOCIAIS
As Redes Sociais são uma ferramenta de comunicação para grande parte das empresas, o que implica que estas, muitas vezes, anunciem as ofertas de emprego nas suas páginas de Facebook e LinkedIn.
Do ponto de vista do candidato, também pode ser importante manter um perfil ativo e profissional no LinkedIn, dado ser uma rede onde muitas empresas fazem a sua prospeção de novos talentos.
FAZER FOLLOW-UP
Uma empresa sabe que, à partida, o candidato não enviou o currículo apenas para eles, pelo que não é necessário tentar passar uma imagem do contrário. De qualquer maneira, fazer follow-up, procurando saber em que fase de recrutamento está, entre outras questões, irá mostrar interesse da parte do candidato em ingressar numa determinada empresa.
ATITUDE PROATIVA
Manter-se ativo, mesmo num período em que não está empregado, é essencial. Não só a procura ativa por ofertas de emprego é importante, como também é a constante procura por desenvolver conhecimentos, que poderá passar por workshops, webinars e cursos sobre áreas do seu interesse.
Mostrar dinamismo e proatividade são fatores que ajudam a destacar-se de outros candidatos.