O follow-up na procura de emprego

28-04-2021

Tal como nas vendas, o follow-up é uma abordagem que não deve ser descurada quando nos encontramos num processo de recrutamento. Em jeito de linha orientadora, apresentamos algumas sugestões quanto a este tema, mas a principal é: seja proativo.

Dar seguimento às suas entrevistas é uma excelente forma de demonstrar que está efetivamente interessado e empenhado naquela oportunidade, sendo, ao mesmo tempo, uma excelente possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento para a sua carreira. Peça o contacto ao seu entrevistador e certifique-se de que toma nota do nome corretamente.

Questione logo o entrevistador se serão contactados todos os candidatos e, para evitar dissabores, aproveite para averiguar a possibilidade de contactar diretamente a empresa e quais os dias/horas mais convenientes.

Dois dias depois da entrevista, envie um e-mail de agradecimento a quem o entrevistou, agradecendo o tempo e a atenção dispensados à sua candidatura e reiterando o seu interesse na empresa e função em questão. Esta é uma excelente forma de sobressair perante os restantes candidatos. Faça questão de enviar a nota de agradecimento em todos os processos de recrutamento em que esteja envolvido, independentemente dos resultados. Desta forma, garantirá uma boa imagem para uma eventual segunda oportunidade.

Regra geral, uma semana é o período indicado para aguardar até o follow-up telefónico. Se, no decorrer da entrevista, lhe tiver sido dado um prazo de resposta, deverá respeitá-lo e não tentar saber nada antes dessa data. Não desanime se não tiver recebido novidades da empresa. Por vezes acontecem imprevistos ou o processo atrasa por qualquer motivo, o que não significa que não haja interesse em si.

Nunca interrompa a sua procura de emprego só porque uma entrevista lhe correu particularmente bem ou alguma empresa se mostrou interessada no seu perfil para uma segunda fase de seleção. Continue ativamente envolvido em todos os processos que lhe possam interessar. Caso não tenha ficado com o contacto direto de quem o entrevistou, ou se não quiser incomodar a pessoa em questão, poderá contactar o departamento de Recursos Humanos da empresa para saber o ponto da situação.

Apesar do follow-up poder ser feito por e-mail, o ideal neste caso é fazer uma chamada telefónica. Mas antes de ligar, prepare-se. É essencial que saiba precisamente aquilo que quer dizer. Não tenha receio de parecer insistente. Ligar uma vez para a empresa para tentar saber o ponto da situação só demonstra o seu interesse e entusiasmo.

É, no entanto, importante que o bom senso prevaleça. Não ligue duas ou três vezes na mesma semana e muito menos no mesmo dia. Se, no momento do seu contacto, o candidato ainda não tiver sido escolhido, pergunte se têm alguma previsão da data em que a decisão será tomada e volte a contactar a empresa nessa altura. Não tenha receio de uma resposta menos positiva.

Na verdade, esta pode ser também uma boa oportunidade para averiguar se existem mais vagas em aberto na empresa. Se, depois de diversas tentativas, continuar sem conseguir entrar em contacto com o seu interlocutor ou algum responsável dos Recursos Humanos da empresa, saiba desistir e redirecionar a sua atenção para outras oportunidades.

Todos os Artigos